Maio Amarelo – Atenção pela vida

2018-05-08T09:54:53+00:00

Transito é feito de Gente e a Gente merece respeito!

 

 

“O Maio amarelo é um movimento internacional que tem como objetivo de conscientizar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito do mundo inteiro e, consequentemente, reduzir estes tristes índices. Neste ano, o tema da campanha é “Nós somos o trânsito”, para conscientizar a todos que o trânsito é feito de pessoas.”

A preocupação constante em reduzir acidentes de trânsito, em transformar nossa sociedade em um povo mais fraterno e educado quando o assunto é trânsito, a incessante busca em programas, projetos, sensibilização e formas de conscientização eficazes e eficientes para todos os tipos de públicos e com isso reduzir o gigantesco número de mortos e feridos pelas ruas de todo país fez com que, muitas entidades já envolvidas com essa causa, convergissem seus esforços para uma mobilização que atingiu níveis de abrangência inéditos no país. Nasceu em 2014, o Movimento MAIO AMARELO.

E foi assim, a partir de uma pequena iniciativa, que o MAIO AMARELO foi para as ruas e de forma surpreendente, foi acolhido por todos de norte a sul do país.

A intenção de chamar a atenção de todos: poder público, sociedade civil e iniciativa privada sobre o caos das ruas e rodovias foi amplamente alcançado. A proposta do Movimento foi entendida e abraçada por crianças, jovens, adultos e idosos. Por empresas, entidades, governos e muitas pessoas que, simplesmente, entenderam que a responsabilidade por um trânsito mais seguro depende de todos.

Aqui na Equilibrare Evolua você pode dar palestras para a sua empresa sobre o tema e compartilhar artigos para o melhor desenvolvimento profissional e social de sua equipe. Entre em contato conosco!

O Movimento

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio, no mundo todo.

A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.

O laço, símbolo do Movimento, é um sinal conhecido do mundo inteiro como algo a se engajar. O laço já representa inúmeros movimentos. A cor é que os diferencia, mas sempre serve de alerta a sociedade sobre um tema que precisa de toda atenção.

Portanto, o Movimento MAIO AMARELO é uma ação, não uma campanha ou um programa. Cada entidade, empresa ou cidadão comum pode e deve utilizar o laço amarelo para demonstrar que adota posturas de responsabilidades no trânsito e entende o transitar seguro como uma ação de toda sociedade e não apenas de um organismo específico. E esse alerta vale para o ano todo. Use o amarelo. Use o laço e faça do trânsito um lugar de mais respeito, segurança e gentileza.

Os índices

O Observatório Nacional de Segurança Viária aponta 90% dos acidentes acontecem por falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção ou seja, sao frutos de escolhas inadequadas e arriscadas.

O celular e o trânsito

Uma pequisa realizada pela Universidade de Utah, nos EUA, detectou que o risco de se envolver em um acidente quando o motorista está utilizando o celular pode aumentar em até 400%. Fonte: https://tinyurl.com/m7rxp4
Isso ocorre porque, ao dirigir e utilizar o celular ao mesmo tempo:
– A atenção e a concentração são divididas entre a direção e o celular.
– 
A percepção periférica do ambiente do trânsito é muito prejudicada. Ao usar o celular, o motorista só consegue visualizar o que está na sua frente, a chamada visão tubular;
– O tempo de resposta do condutor a qualquer obstáculo fica muito mais lento. Segundo uma pesquisa da instituição inglesa RAC Foundation, o envio de mensagens pelo smartphone é capaz de retardar o periodo de reação do condutor em 35%. Este percentual é provocado muito acima da demora provocada pelo alcool que é de 12%.