Como controlar a ansiedade no trabalho com 5 dicas muito simples

Como controlar a ansiedade no trabalho com 5 dicas muito simples

Como controlar a ansiedade no trabalho com 5 dicas muito simples

Qual o profissional mais ansioso e estressado do mundo? O japonês? O americano? Bem, depois de quase mil e oitocentos gestores de RH, de 13 países, serem entrevistados pela empresa de recrutamento Robert Half, a resposta veio à tona: somos nós, os brasileiros. Para 52% dos entrevistados, seus colaboradores sofrem por causa do excesso de trabalho e, para 44%, pela falta de reconhecimento. A questão é: nesse cenário crítico (o próprio espaço de trabalho), como controlar a ansiedade? Existe alguma solução rápida?

Trabalho em equipe e reestruturação das funções de trabalho são as apostas dos gestores entrevistados pela Robert Half. No entanto, essas mudanças podem demandar algum tempo e você nem sempre tem condições de esperar que elas aconteçam. Pensando assim, reunimos cinco dicas para você, gestor(a) ou colaborador(a), dar um basta nesse sentimento destrutivo que é a ansiedade. Compartilhe com o máximo de pessoas que puder, para que dias mais leves venham para todos.

1. Começar aquele seu exercício físico favorito

Nem preciso dizer como praticar um esporte vai te acalmar, mas você continua protelando, não é? É tudo uma questão de pesquisar uma atividade que te anime e que você talvez nem conheça. No fim, você vai descobrir que saber como controlar a ansiedade no trabalho é uma habilidade que, como a liderança, se aprende

2. Aceitar seu pensamento negativo

Da mesma forma que a sua mente é criativa para te preocupar, ela é o antídoto da preocupação. Veja seus pensamentos absurdos como uma curiosidade da sua cabeça, que está tentando ver até onde você é capaz de ir, de imaginar. Entendido isso, tente repetir suas preocupações para si mesmo(a). Por ex: “Tenho medo de falar em público”. Repita isso exaustivamente, até que o som das palavras percam o sentido. Saber como controlar a ansiedade envolve saber como cansar o que te cansa.

3. Reservar um tempinho para você hoje

Assim como você reservaria um horário para responder e-mails ou para fazer uma reunião, reserve um tempo para limpar sua mente. Pode ser no começo do dia. Assim, você dedica todas as energias aos problemas durante um tempo definido. Com a prática, você começará a identificar alarmes falsos de ansiedade, que surgem e passam no mesmo momento. Também pode ajudar muito se você contar como se sente a um(a) amigo(a) e lhe pedir um conselho. Só o fato de a pessoa te ouvir pode te aliviar. E talvez ela tenha boas histórias e até métodos de relaxamento para ensinar.

4. Seguir um bom truque de respiração

Inspirando conforme ela se constrói e expirando conforme se desfaz. Na falta dela, tente a respiração quadrada. Deixe o ar entrar em seu corpo, enquanto você conta, lentamente, até três. Segure o ar nos pulmões, sempre contando devagar até três. Depois, solte o ar lentamente, no mesmo tempo. Após a expiração, mantenha-se sem ar, contando lentamente até três também. Outra boa ideia é ouvir aquela música que te bota pra cima. Enquanto ouve, lembre-se do que já conquistou de bom até aqui, e do que já está concluído graças a você.

5. Escrever para ver se faz sentido

Rivalidade com os colegas, frustração por não atingir sua meta, ou estourar um prazo importante. Anote seus pensamentos negativos. Ao escrevê-los, você poderá fazer um melhor julgamento e separar o que te perturba do que é importante.

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